Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saltos de Cristal

Saltos de Cristal

Como temperar tofu?

TofuChineseBroccoliSobaNoodles_BlueApron_splash_fe

 

 

Recentemente comecei a testar novas receitas e novos ingredientes de forma a fugir um pouco à carne e ao peixe e encontrei no tofu uma excelente alternativa às proteínas animais. Não, não pretendo tornar-me vegetariana mas variar é bom e tento ser o mais saudável possível. 

 

No entanto nem sempre é fácil dar sabor ao tofu e por isso deixo-vos algumas sugestões para tornarem o vosso prato ainda mais saboroso (e mesmo assim, muito saudável).

 

Não existe uma fórmula mágica, é preciso adaptar o tempero à receita e ao nosso gosto. Antes de temperar deve-se escorrer o tofu para retirar a água em que este vem conservado (o tofu funciona como uma esponja, se estiver cheio de água não irá absorver os temperos), para isso pode-se espremer ligeiramente com as mãos, tendo o cuidado de não desmanchar o tofu e/ou colocá-lo entre dois panos com um objecto por cima a exercer peso.

 

Quanto aos temperos...o céu é o limite! Podem experimentar com molho de soja, polpa de tomate, leite de coco light, azeite, sumo de limão, ervas aromáticas, pimentão doce ou paprika, curcuma ou acafrão, etc

 

O tofu deve ficar nesta marianada, por pelo menos 30 minutos, (quanto mais tempo tiver, mais sabor irá absorver). E depois, pode ser confeccionado da mais diversas formas: grelhado, salteado, estufado e/ou assado. 

 

Experimentem e digam-me se gostaram.