Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saltos de Cristal

Saltos de Cristal

Manteiga de avelã orgânica: viciante e ultra saborosa!

Meridian Jars.jpg

 

 

FRONT_MER-4565050_1024x1024.png

 

 

Um dos meus snacks favoritos para comer a meio da manhã ou a meio da tarde são frutos secos. Porquê? Ora bem, para além de práticos e saborosos, são ainda ricos em vitaminas, minerais e fitoquímicos, sendo constituídos por cerca de 10 a 25% de proteína, 5 a 20% de hidratos de carbono e 50 a 60% de lípidos, ou seja, gordura. Mas atenção, a gordura destes frutos secos é gordura saudável, imprescindível para a saúde e para o bom funcionamento do corpo humano.

 

Os frutos secos não possuem colesterol, ajudam na redução do colesterol total e do LDL. Para além disso, são ricos em fibras vegetais que beneficiam o trânsito intestinal e ajudam a saciar o apetite. O teor de vitamina E - que tem poder antioxidante - presente nos frutos secos, combate os efeitos nocivos originados pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, ajudando na prevenção das doenças cardiovasculares e da aterosclerose.

 

Também é de destacar que os frutos secos oleaginosos são equilibrados no que se refere ao teor de minerais, sendo constituídos por cálcio, magnésio, potássio e sódio, o que ajuda no desenvolvimento de um esqueleto saudável, bem como no controlo da tensão arterial.

 

Mas melhor ainda que os frutos são as manteigas de frutos secos. Ultra saborosas, são perfeitas para adicionar como topping às panquecas, crepes, bolachas de arroz ou ainda em iogurtes, papas de aveia, entre outros. Até há quem coma colheres de manteiga, de tão deliciosa que é.

 

Para além da tradicional manteiga de amendoim, existem manteigas de todos os tipos de frutos secos. Uma das minhas favoritas é a de avelã. O sabor faz lembrar os míticos chocolates Ferrero Rocher e torna-se difícil comer a dose recomendada por ser ultra viciante. Se ficaram curiosos, recomendo que provem a manteiga de avelã crocante da marca Meridian, que podem adquiri no site da Glood.pt. É realmente muito bom!

 

Apesar dos benefícios acima descritos, devo salientar as manteigas de frutos secos devem ser consumidos sempre com moderação devido ao seu elevado teor calórico. Uma grama de avelãs tem entre as 5,3 e 6,6 calorias e cada cem gramas tem em média 600 calorias.