Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saltos de Cristal

Saltos de Cristal

O fenómeno da corrida continua a crescer em Portugal!

 

correr-capa.jpg

 

Runnics, o primeiro marketplace totalmente dedicado ao desporto, desenvolveu um estudo sobre o crescimento de provas de corridas de estradatrail e cross, assim como, a crescente participação dos portugueses nas mesmas. Com o lançamento da plataforma online da Runnics em Portugal, este estudo pretende analisar o interesse, nos dois últimos dois anos, dos portugueses quanto à prática de provas de corrida.

 

Em Portugal, as provas dividem-se em três tipos: de estradatrail e cross. Segundo o estudo, os dois primeiros tipos são os mais comuns, sendo que o cross é um tipo de corrida ainda muito residual em Portugal. Neste sentido, o foco do estudo dá especial destaque aos dois primeiros tipos de prova.

 

A corrida de estrada é uma prática mais madura e recorrente e apesar deste tipo de provas só ter crescido 9% entre 2014 e 2015, um ano depois teve um crescimento de 11%. Quanto ao número de participantes presentes nas provas houve um aumento também de 11% de 2015 a 2016, face ao ano anterior. No último ano houve 93 corridas em Lisboa, sendo que este crescimento tem sido muito reduzido ano após ano. No entanto, apesar do Porto ter tido 32 provas, menos 61 em comparação com Lisboa, o seu crescimento é cada vez mais elevado ano após ano. De 2014 a 2015 houve um crescimento de 15% e no ano seguinte 7% face ao ano anterior. O terceiro distrito com mais provas é Setúbal, que apesar de só ter tido 26 corridas, continua a aumentar e o último resultado que apresenta, indica um crescimento de 13% entre 2015 e 2016.

 

trail tem vindo a crescer bastante nos últimos dois anos, em Portugal. Difere dos tipos de corridas de pista e de estrada, pois este tipo de provas tem trilhos e normalmente ocorre em zonas montanhosas, onde os terrenos são acidentados. Por norma, as provas têm 28km, mais de metade do que os de estrada. As provas de trailaumentaram 46% entre 2014 e 2015 e 28% no ano seguinte. Quanto ao número de participantes houve umaumento, também, de 67% entre 2014 e 2015 e um aumento de 36% de 2015 a 2016. Os distritos onde se praticou mais este tipo de provas, no ano passado, foi em Faro que contou com 28 corridasBraga com 25 e por fim Lisboa e Porto com 23.

 

É igualmente percetível a crescente participação das mulheres, neste tipo de provas. Este aumento do interessade na prática desportiva resultou num aumento de 20% em 2014 de participação em provas e umaumento de 24% em 2016, face ao ano anterior. Tanto os homens como as mulheres, estão mais atentos não só à roupa e ao calçado essencial para todo o tipo de provas, como também para todo o tipo de gadgets que ajudem a melhorar a performance das provas.

 

Atenta a este contínuo fenómeno, a Runnics oferece descontos até 60%, sendo que a média dos descontos é de 30%. Marcas como Nike, Asics, Adidas, New Balance, Samsung e TomTom encontram-se na plataforma.