Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saltos de Cristal

Saltos de Cristal

Qual a melhor pílula para mim? O grande dilema!

Escolher a pílula contraceptiva não é assim tão fácil como parece. A verdade é que a pílula que a nossa amiga, irmã, ou mãe usa pode não ser a mais indicada para nós.

 

Isso acontece porque a pílula mais indicada varia de mulher para mulher, dependendo das características de cada uma. Como a dificuldade em saber qual é a pílula contraceptiva mais indicada para cada uma de nós, é importante consultarmo-nos com o nosso médico de família para uma avaliação prévia.

 

Pode também marcar uma consulta de planeamento familiar de forma a perceber qual a pílula mais indicada para o seu organismo. Desta forma evitamos que surjam a maior parte dos efeitos secundários associados à pílula, como enjoos, variações de peso, acne, entre outros.

Pílula contraceptiva para diferentes fins

A pílula, além de ser um anti-concecional, também ajuda no tratamento de outras coisas. É evidente que a toma da pílula contraceptiva tem alguns efeitos secundários positivos, como no caso da acne, peso em excesso devido a retenção de líquidos, problemas hormonais, pelos faciais, ou humor.

 

Yasmin / Aranka

A Yasmin é uma das pílulas mais usadas. A sua versão genérica é a Aranka, cuja eficácia é exatamente a mesma. Ela também é prescrita para trata o aumento de peso. Isso porque ela tem menos estrogénio na sua composição, além de ter uma menor potência progestínica. Também contém drospirenona. A drospirenona age contra a retenção de líquidos no organismo, e por isso pode ser uma boa aliada na perda de peso.

Ela também tem trazido bons resultados na luta contra a acne e hirsutismo (pêlos em locais indesejados, como na face, em demasia). Para este efeito é usada também a Diane 35, e com preferência à Yasmin por ter mais estrogénio, menor potência andogénica e com efeito antiandrogénico.

 

Qlaira

A Qlaira tem sido prescrita pelos médicos para mulheres que se queixam de um fluxo menstrual abundante, causando dores durante todo o período menstrual. Isso porque ela tem uma maior potência progestínica e menos estrogénio. É também prescrita para tratar dores de cabeça constantes e regulares e também náuseas.

 

Microginon

Esta pílula é prescrita especialmente para mulheres que tenham, ou que possam vir a ter, endometriose. Esta doença causa dores muito fortes, e quando não tratada pode causar infertilidade ou incapacidade de gerar uma gravidez até ao fim.

A pílula é usada no tratamento de endometriose, mas pode ser usada também para prevenir a doença. Ela tem menos estrogénio que as demais, e tem maior potência progestínica e androgénica.

 

Pílulas monofásicas

As pílulas monofásicas têm uma menor potência progestínica. Por isso elas são indicadas para tratar alterações de humor, irritabilidade ou depressão.

 

Devemos ter em mente que as mulheres têm sensibilidade diferente às hormonas. Assim sendo, mulheres que se mostrem mais sensíveis à progesterona e que estejam mais sujeitas a flutuações hormonais devem optar por pílulas contraceptivas monofásicas e evitar ao máximo as multifásicas.

 

pilula-do-dia-seguinte-dupla-0417-1400x800.jpg

 

Saiba mais sobre qual a pílula mais indicada para si e faça um teste online na farmácia online 121doc

 

Outras considerações:

Mulheres que estejam a amamentar devem optar por tomar pílulas com apenas progesterona, as chamadas mini-pílulas como a conhecida Cerazette ou a sua genérica Azalia. As pílulas combinadas, com progesterona e estrogénio, devem ser evitadas. As combinadas devem também ser evitadas por mulheres com mais de 35 anos e por mulheres fumadoras.

 

Deve ter em conta que uma pílula cuja dose de estrogénio seja inferior a 20 mcg poderá resultar em perdas de sangue esporádicas a meio do ciclo. Tendo em conta que cada mulher tem um organismo diferente, e tendo em conta que cada uma poderá ter problemas diferentes, é fundamental que se consulte com um médico que a aconselhe a melhor pílula contraceptiva no seu caso.

 

Não se auto-medique! Ao tomar qualquer medicamento por conta própria poderá estar a pôr em causa a sua saúde. Lembre-se sempre disso!

 

Fontes:

Pilula contraceptiva mais adequada – 121doc Portugal

Escolher a melhor pílula para si (inglês) – Mayo clinic

Teste de contraceção – Contracepção.pt