Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saltos de Cristal

Saltos de Cristal

Suplementos: O que é realmente importante comprar?

pro_handball-gains-pack_1.png

Com tanta informação e oferta, é normal que na hora de comprar suplementos, existam algumas dúvidas. Afinal, quais é que são essenciais? Existem sete produtos dos quais não prescindo e que considero importantes. 

 

1º - Proteína isolada

 

Quem pratica exercício físico de forma regular e estruturada com o objetivo de otimizar a sua performance desportiva, sabe que a proteína desempenha um papel importante quer na recuperação do treino como no aumento de massa muscular.

Para quem pratica exercício físico regular com o objetivo de perder massa gorda e secar, como é o meu caso, a proteína isolada pode ser uma boa solução, visto que é uma forma simples e fácil de ingerir proteína por si só, sem que haja um aporte glicémico ou de gordura. Deve-se tomar sempre 25gr de proteína logo após o treino, nomeadamente, até 30 minutos após o fim do exercício. Uma hora depois, recomenda-se o consumo de uma refeição sólida.

Uma das maiores diferenças entre a proteína isolada e os outros tipos de proteína, prende-se com a sua maior concentração de proteínas de elevado valor biológico. Constituída por mais de 90% de proteína, esta é considerada a forma mais pura dos três tipos de proteína que existe.


Quando comparado com a proteína concentrada, este tipo de proteína, por passar por um processo de filtragem superior, apresenta um teor de hidratos de carbono, gordura e colesterol mínimo.


Para além disso, para quem digere mal a lactose ou é intolerante, o uso da proteína isolada pode constituir uma vantagem dado o seu conteúdo bastante baixo ou mesmo nulo de lactose. 

 

2º - Creatina

 

Creatina é um suplemento alimentar composto a partir de três aminoácidos, nomeadamente, a Glicina, a Arginina e a Metionina. Como principais funções têm-se o aumento de volume e força muscular, a diminuição da sensação de fadiga, e uma maior explosão muscular, o que é interessante para exercícios de curta duração.

É recomendável o uso de somente 5g ao dia, sempre após o treino.

 

3º - BCAA

 

BCAA corresponde à sigla das palavras Branched Chain Amino Acids ou, em português, aminoácidos de cadeia ramificada. Os aminoácidos são pequenos constituintes que se ligam entre si, mas também podem estar unidos a outros compostos formando uma estrutura mais complexa, a proteína.

Eles constituem até 35% da massa muscular e são indispensáveis para a manutenção e crescimento dos músculos. Estão envolvidos noutras funções fulcrais: construção de células, reparação de tecidos, formação de anticorpos, RNA e DNA e transporte de oxigénio pelo corpo. E como nem sempre a dieta, o treino e o descanso cumprem os requisitos essenciais para que exista aumento de massa muscular, é essencial o costumo de BCAA.

 

Quanto maior a quantidade de BCAA’s nos teus músculos, menor a probabilidade das células musculares quebrarem as fibras musculares para produzir energia. E o grande benefício disto é que, comparado com a alimentação, os BCAA’s não passam pelo processo digestivo, entrando mais rapidamente na corrente sanguínea.

 

Estudos científicos confirmam que a utilização de BCAA’s contribuem diretamente na diminuição da fadiga decorrente do exercício físico, prevenindo o catabolismo.

 

Devido ao seu efeito de redução da concentração das hormonas e proteínas catabólicas, os BCAA aceleram a recuperação do atleta e, por conseguinte, melhoram o rendimento desportivo

 

4º -  L-Glutamina

Para atletas de atividades físicas de alta intensidade e principalmente praticantes de musculação, a glutamina tem auxiliado muito na recuperação após os treinos, evitando o catabolismo e o overtraining, pois apesar de a glutamina ser produzida pelo corpo e representar praticamente 60% do tecido muscular esquelético, ainda há a necessidade do seu consumo através da suplementação, já que a demanda de glutamina nos músculos é muito maior do que a quantidade que o corpo é capaz de produzir.

 

5º - Vitamina D

Entre os benefícios da Vitamina D, o desenvolvimento e na manutenção dos ossos, através da regulação do cálcio, é dos mais importantes. A vitamina D estimula uma maior densidade óssea, de forma que colabora para um crescimento saudável das crianças e evita a osteoporose nos adultos e idosos.

E como não obtemos Vitamina D suficiente, quer através da alimentação, quer através da exposição solar, é essencial inserir este suplemento no nosso dia-a-dia.

As funções da vitamina D na síntese de proteínas são bastante significativas, de modo que o crescimento dos músculos é beneficiado claramente. Além disso, esses músculos tornam-se mais eficazes, uma vez que a vitamina D reduz a infiltração de gordura nos músculos, trazendo benefícios para a força e para a resistência.

 

6º - Vitamina C

Nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo, a vitamina C tem de ser obtida através da alimentação ou de suplementos. Mas como torna-se complicado obter esta vitamina na dose certa através da alimentação, recomenda-se o uso deste suplemento.

vitamina C ajuda na protecção das células do nosso corpo, assegurando que se mantêm saudáveis. Está também envolvida na produção de colágeno, substância que ajuda na construção do tecido conjuntivo, o que é importantíssimo para a saúde e bem estar dos tecidos e órgãos, tais como a pele, ossos e veias/artérias/vasos sanguíneos.

 

7º - Probióticos

 

Pode parecer estranho, mas o nosso trato digestivo está repleto de bactérias, que são absolutamente fundamentais para a nossa saúde. O funcionamento correto do sistema digestivo depende de um equilíbrio delicado entre as bactérias nocivas e as bactérias benéficas.

 

Os probióticos são microrganismos essenciais para a saúde intestinal. Combatem os efeitos das bactérias nocivas, ajudam no processo digestivo e fornecem o combustível necessário para as células do sistema imunitário.

 

Os estudos indicam que os indivíduos que praticam exercício, mesmo que a um nível moderado, podem produzir até 20 vezes mais radicais livres do que aqueles que vivem um estilo de vida sedentário. Os radicais livres são moléculas instáveis que provocam danos nas células do corpo humano. Após um treino intenso, as defesas do atleta ficam reduzidas, deixando-o vulnerável a gripes, constipações e inflamações.

 

O Multi-Probiotic contribui para o fortalecimento do sistema imunitário e ajuda o atleta a recuperar melhor e mais rapidamente. Além disso, este produto também pode ajudar na digestão dos alimentos, auxiliando na absorção de nutrientes.

 

 

Podem comprar estes suplementos (e muitos mais) através do site da Prozis. As encomendas são entregues no dia seguinte e todo o processo é bastante seguro. Se quiserem usufruir de um desconto de 10% em todo o site, utilizem o meu cupão de desconto - JOANACA-PRZ10 - no PASSO 4, nomeadamente no checkout ao finalizares a tua encomenda.