2018quikw20_018.jpg

 

 

A chicória, de nome científico cichorium intybus, é uma planta nativa da região mediterrânea e posteriormente naturalizada em diferentes regiões da América do Norte, Europa e Austrália.

 

Trata-se de uma planta medicinal amarga que é utilizada como substituta do café, sendo um estimulante do apetite, tônico e laxante suave. Os seus componentes principais são a inulina, glicosídeos, vitaminas e minerais.

 

Rica em vitaminas A, B, C e, além de ser fonte de nutrientes que promovem o funcionamento adequado do intestino, a chicória é uma verdura que proporciona diversos benefícios à nossa saúde e deve estar presente no nosso dia-a-dia.

 

Apresento-vos os 8 principais benefícios desta planta

 

1 – Ajuda na perda de peso

Com somente sete calorias por porção e 23 calorias por 100 gramas, a chicória é um alimento com baixo valor energético, tendo, no entanto, diversos nutrientes/vitaminas essenciais ao organismo.

Diversos estudos afirmam ainda que esta planta pode aumentar a saciedade no organismo e causar a redução na ingestão alimentar

 

2 – Funciona como anti-inflamatório

Para quem sofre com dores nos músculos e articulações ou possui o costume de praticar exercícios físicos com frequência e deseja evitar esse tipo de problema para não atrapalhar o seu treino, também há benefícios da chicória. Isso porque ela pode ser utilizada como um anti-inflamatório para tratar dores musculares e nas articulações.

 

3 – Contribui para o melhor funcionamemnto do Sistema digestivo

Esta planta contribui também para o bom funcionamento do sistema digestivo através da inulina, que atua na redução da acidez do organismo e combate problemas como a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), a indigestão e a azia.

 

4 – Reduz o colesterol

Devido à presença de inulina na sua composição, a chicória reduz os níveis do colesterol mau, o LDL, que é responsável por doenças como arteriosclerose e a hipertensão. 

 

5 – Reduz as dores causadas pela artrite

O vegetal reduz as dores causadas por condições como a artrite e a osteoartrite, problema que degenera a cartilagem das articulações, altera as estruturas dos ossos que circundam a região.

 

6 – Reforça o sistema imunológico

Devido aos seus efeitos antibacterianos/fitoquímicos, que agem como se fossem antioxidantes, a chicória ajuda a destruir os radicais livres existentes na corrente sanguínea, o que contribui para a diminuição do risco de doenças graves como o cancro e certos problemas no coração.

 

7 – Reduz a ansiedade e o stress

Esta planta reduz a ansiedade, acalma o corpo (e a mente) e consequentemente, alivia o stress. Por isso é que o extrato da raiz de chicória é muitas vezes utilizado como um remédio natural para melhorar a qualidade do sono.

 

 8 – Contribui para a saúde dos rins e do fígado

A chicória causa uma reação diurética, que a aumenta a frequência da urina, o que contribui para a eliminação de toxinas que ficam armazenadas nos rins e no fígado.

 

Onde comprar? No site da Prozis ou no Lidl. Se optarem pela Prozis utilizem o meu código que vos assegura um desconto de 10%: JOANACA-PRZ10

Previous Post
Next Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inscreve-te na nossa Newsletter

Deixa aqui o teu e-mail para receberes todas as novidades do Blog Saltos de Cristal em primeira mão. Fica a par das tendências de moda, beleza, gastronomia, leitura e muito mais. Bem-vindos ao meu mundo!