juuu.jpg

 

 

Estão com vontade de desistir da dieta para comer fast food? Caaaaaalma, existem alternativas que podem fazer em casa e que são tão boas como aquelas que servem nos restaurantes. Um bom exemplo disso são os hamburguers de cogumelos e grão.

 

O sabor e textura que os cogumelos lhes dão é muito semelhante aos de carne, tornando-se por isso excelenntes para aqueles dias em que o nosso corpo grita por “comfort food”.

 

Recomendo que façam esta iguaria no fornor? Porquê? Porque para além de mais saa´dvel, desta forma os hamburgueres ficam tostados e muito mais suculentos por dentro. Têm ainda a vantage de assim se manterem inteiro, não quebram.

 

Ingredientes:
– 160g de cogumelos frescos partidos em bocados
– 15g de pimentos picados
– 1 cebola média picada
– 2 dentes de alho picados
– 1 colher de sopa de ketchup 0 calorias
– 1 folha de louro
– 1/2 chávena de grão cozido ou feijão branco
– 1/2 chávena de chá de coentros picados
– 1/2 chávena de farinha de aveia ou linhaça moída
– azeite q.b.
– sal e pimento
– 1 tomate maduro
– Pão proteíco 

 

Receita:

Numa frigideira anti-aderente devem começar por saltear os cogumelos, a cebola, os dentes de alho, a folha de louro e o pimento com um fio de azeite. Temperar com sal e deixe cozinhar até os cogumelos ficarem macios e perderem a água.
Numa  picadora, triture o grão até ficar em pasta. Junte o preparado dos cogumelos, os coentros picados, o ketchup e volte a picar.
Pouco a pouco,  junte a farinha de aveia e pique novamente. Acrescente até ter uma pasta fácil de moldar. Faça “bolinhas” com a mistura obtida e passe-as por farinha de aveia. Depois, “achate-as” ligeiramente para obter o formato de hambúrguer.
Aqueça o forno a 200ºC e coloque os hambúrgueres num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno até ficarem ligeiramente tostados por fora.
Se preferir pode cozinhá-los numa frigideira anti-aderente com um pouco de azeite mas aviso desde já que o resultado é mais seco e o hamburguer pode desfazer-se com facilidade.

 

No fim, servir os hamburguers com rodelas de tomate, folhas de alface e  rúcula e pão proteico da prozis. Adicionar ketchup 0 calorias para ficar mesmo irresistivel.

 

NOTA: Para quem estiver informado em adquiri alguns dos produtos da Prozis, recomendo que utilizem o meu código JOANACA-PRZ10. Assim obtém um desconto de 10%.

 

Mas óbvio que tanto o ketchup como o pão podem ser adquiridos e consumidos nas suas versões tradicionais (ou até mesmo acseiras): porque não fazerem o próprio pão com ingredientes tão simples como aveia, ovo, sementes e ogurte (levar ao microondas por 2 minutos e já está) e até mesmo o ketchup (triturar tomate maduros com oregãos e um pouco de queijo quark). É uma questão de escolhas. E lembrem-se, tudo o que é feitor por vós é melhor a todos os níveis. 

Previous Post
Next Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inscreve-te na nossa Newsletter

Deixa aqui o teu e-mail para receberes todas as novidades do Blog Saltos de Cristal em primeira mão. Fica a par das tendências de moda, beleza, gastronomia, leitura e muito mais. Bem-vindos ao meu mundo!