lasanha-vegetariana-810x513.jpg

 

 

Na receita de hoje vou demonstrar como é fácil criar uma alternativa saudável à tradicional lasanha. Esta é uma Lasanha Vegan de beringela e soja e é simplesmente deliciosa!

 

Ingredientes:

– 500 g de beringelas laminadas ao comprido (aprox. 3 beringelas médias)
-2 chávenas de soja granulada
– 2 cebolas picadas
– 5 dentes de alho picado
– 300 g de alho francês às rodelas fininhas (aprox. 2 alhos franceses médios)
-3 curgetes médios picadas
– Polpa de tomate q.b
– azeite q.b
– molho de soja q.b
– orégãos q.b
– sal q.b
– noz-moscada q.b
– 4 colheres de sopa de amido de milho
– 2 chávenas de bebida vegetal de soja ou de água
– 2 colheres de sopa de levedura de cerveja

 

Receita em 4 passos:

1º – Primeiro coloque as beringelas laminadas de molho em água fria temperada com sal para retirar o sabor amargo e intenso da beringela, enquanto confeciona a bolonhesa de soja e o béchamel. Este passo também irá permitir que as beringelas não oxidem.

 

2º – Demolhe a soja granulada em água quente e deixe hidratar por 5 minutos. Após esse tempo coe a água quente e dê um choque térmico à soja com água fria, com as próprias mãos esprema o granulado de soja para remover o excesso de líquido e reserve.
Num tacho largo deite um pouco de azeite e deixe aquecer em lume brando, junte a cebola e o alho e deixe refogar. De seguida adicione o alho francês, o pepino, um fio de azeite e a polpa de tomate, incorpore bem e tape o tacho, deixando cozinhar por aproximadamente 5 minutos ou até que os legumes se apresentem cozinhados “al dente”.
Junte a soja hidratada e misture bem, tempere com o molho de soja, sal e orégãos a gosto. Deixe estar ao lume durante algum tempo para o sabor apurar.

 

3º – Num tacho aqueça o azeite. Num recipiente misture bem um pouco de bebida de soja com o amido de milho e adicione ao tacho, mexa rapidamente e de seguida adicione a restante bebida de soja. Com a ajuda de um fouet vá mexendo sempre o molho até engrossar. Se o béchamel apresentar grumos do amido de milho pode também passar a varinha mágica para desfazer completamente os grumos. Retire do lume e reserve.

 

4º – Escorra toda a água escura das beringelas laminadas e seque-as bem com papel absorvente de cozinha.
Unte um pirex com um pouco de azeite e coloque uma camada de molho béchamel. Primeiro disponha uma camada das “placas” de beringela, por cima espalhe um pouco de molho béchamel e depois uma camada de bolonhesa de soja. Aplique sucessivamente este mesmo processo para completar as restantes camadas até chegar ao topo do pirex. Disponha a última camada do topo com molho béchamel e polvilhe com um pouco de levedura de cerveja.
Leve ao forno pré-aquecido a 200◦C durante 30 a 40 minutos.

Previous Post
Next Post

1 thought on “Lasanha vegan de berinjela e soja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inscreve-te na nossa Newsletter

Deixa aqui o teu e-mail para receberes todas as novidades do Blog Saltos de Cristal em primeira mão. Fica a par das tendências de moda, beleza, gastronomia, leitura e muito mais. Bem-vindos ao meu mundo!