Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saltos de Cristal

Saltos de Cristal

Conheça a alimentação "plant based"

alimentos-antiansiedade.jpg

 

Já ouviram falar em alimentação plant based? Resumidamente, trata-se de uma alimentação natural, em que as escolhas recaem em produtos vegetais e orgânicos, e onde se evita tudo o que é processado.

 

A plant based exclui da sua alimentação, todos os produtos de origem animal (carne, peixe, ovos) e os seus derivados, como queijos, iogurtes e leite. No entanto, as suas principais características são a preocupação com a qualidade nutricional dos alimentos e com a sustentabilidade, tendo como foco, a saúde.

 

O estilo de vida plant based propõe o retorno a uma alimentação simples, nutritiva, consciente e colorida, focada em produtos com alta densidade nutricional e onde se possa aproveitar o alimento de maneira integral, evitando, quando possível, o descarte de caules, cascas e raízes.

 

O que comer na plant based?

 

Apesar do nome, a alimentação plant based não se restringe a legumes. Estão abrangidos muitos outros alimentos, nomeadamente:

 

- frutas, verduras e legumes de todos os tipos;

- cereais integrais, como quinoa, arroz, aveia, milho, cevada, trigo e painço;

- leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilha e ervilha;

- sementes diversas, como de abóbora, gergelim e girassol;

- cogumelos;

- frutos secos 

 

O objetivo é ingerir os alimentos o mais próximo possível da maneira como eles se encontram na natureza, ou seja, optar sempre po "comida de verdade".

 

Atitudes que estimulem o consumo consciente, como cozinhar mais e comprar de pequenos produtores locais também são estimuladas neste estilo de vida.