Com um sabor agridoce, avinagrado e semelhante ao da sidra, é obtida a partir da fermentação do chá verde/preto, aos quais é adicionada a mãe da kombucha, ou Scoby (Symbiotic Colony Of Bacteria and Yeast), um conjunto de bactérias e leveduras. Em portugal, vende-se no Celeiro e no Go Natural, e há quem faça a sua bebida em casa.
Mas quais são os seus benefícios?
Esta bebida tem benefícios para a saúde osteoarticular, já que ajuda na prevenção e recuperação de lesões nas articulações. Devido à presença de vitaminas e probióticos, a Kombucha também pode ser bastante importante para o sistema imunitário como proteção celular, em caso de inflamações e diminuição das defesas.
É tempo de destacar o poder antioxidante da bebida, que resulta da presença das catequinas e dos flavenóis, dois tipos de polifenóis, que são substâncias químicas presentes nas plantas.
Estes polifenóis apresentam potencial na prevenção de doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e insuficiência renal. Além disso, são responsáveis pela boa atividade antimicrobiana, o que, por outras palavras, significa que a kombucha ajuda na inibição do “desenvolvimento de microrganismos contaminantes.
Não conhecia!
É ótima para os intestinos.