Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Saltos de Cristal

Saltos de Cristal

Sessão de Flutuação: A minha experiência!

DSC_0614.JPG

floatation-tank.jpg

 

 

Após algumas amigas falarem-me muito bem da sessão de flutuação que tinham feito no Float In, resolvi finalmente experimentar.

 

Ora bem para quem se está a perguntar o que é isto, o flutuário é um sistema de flutuação que nos permite “deitar” sobre 30 cm de água, misturada com um sal especial (sal Epson) tornando assim possível a flutuação do corpo sem esforço e sem peso. Todos os estímulos externos, como a luz, o som, o toque, a temperatura e até a força da gravidade são reduzidos para proporcionar um profundo estado de relaxamento e paz interior, que elimina a fadiga e restabelece a energia.


Uma sessão de flutuação proporciona inúmeros benefícios terapêuticos, dos quais se destacam a eliminação do stress e da fadiga física e mental, a melhoria da qualidade de sono, o aumento das capacidades físicas e cognitivas, e a redução ou eliminação das dores musculares.


Ao entrar no flutuário sentimos, de imediato, o conforto da água à temperatura do corpo. Esta água contém 300 quilos de sal Epsom, o que confere a densidade necessária para que possamos flutuar sem qualquer tipo de esforço. É como se levitássemos, na ausência de gravidade.

Enquanto flutuamos, vamos-mos libertando do sentido do tacto, pois o corpo fica livre da força da gravidade e o cérebro não distingue entre a temperatura da água (aproximadamente 36º) e a temperatura do próprio organismo.

Nestas condições, os pensamentos negativos e as preocupações vão desaparecendo e o cérebro entra num registo de ondas Theta. É esta a frequência cerebral que os monges budistas conseguem alcançar após vários anos de treino e meditação. Aos poucos consegue relaxar todos os músculos do seu corpo e as tensões desaparecem. A fadiga física e mental é substituída pelo restabelecimento da energia, e a sensação é de puro bem-estar.

 

Da minha parte posso garantir que a experiência é extraordinária e que vale muito apena.

 

Curiosos? Deixo-vos então uma lista do top 10 dos Benefícios da Flutuação:

 

1- A Flutuação elimina o Stress

O stress é  considerado como um dos principais problemas de saúde deste milénio e a flutuação é um dos melhores antídotos para o stress. O descanso total, a privação sensorial, a ausência de pressão de gravidade e o contacto do corpo com a água e sal à temperatura do corpo, vão reduzir os níveis de stress do seu corpo e mente.

 

2- Uma sessão de Flutuação equivale a 4/6 horas de sono

Para quem tem excesso de trabalho, irá recuperar toda a energia. Imagine-se a meio do dia com aquela sensação de pouca energia para trabalhar, tire 1h para flutuar e verá que toda a energia será recuperada.

1 hora de flutuação equivale a 4/6 horas de sono, por isso a sensação de revigoração é total.  

A flutuação reduz também o jet lag, uma fadiga resultante de uma descompensação horária e promove um "reset" ao relógio biológico. 

 

3- Ajuda ainda a dormir melhor à noite

A Flutuação é especialmente indicada para quem sofre de insónias. Depois de flutuar, vai adormecer muito mais facilmente e ter um sono mais reparador. Dormir bem é fundamental para que no próximo dia tudo corra melhor e o processo de dormir é fundamental para o equilíbrio mental.

A flutuação vai proporcionar-lhe noites bem dormidas tanto em quantidade como em qualidade, de forma a que no dia seguinte se sinta recuperado física e mentalmente.

 

4- Melhora o humor

Uma sessão de Flutuação fá-lo-á sentir-se mais otimista e com motivação para executar as suas tarefas.

Diversos estudos validam que a flutuação ajuda também a reduzir o índice de depressão fazendo-o sentir-se mais positivo.

 

5- Combate as dores de cabeça crónicas

A flutuação é a melhor forma de reduzir as enxaquecas de forma completamente natural.

Em apenas uma sessão vai sentir uma grande diminuição destes sintomas  e realizando regularmente a eliminação de enxaquecas será quase completa, com efeitos a longo prazo.

 

6- Promove o Relaxamento Muscular na prática desportiva

A flutuação acelera o tempo de recuperação das lesões, reduz a acumulação de ácido láctico, elimina rapidamente a fadiga, ajuda a reduzir a dor e a inflamação, reduz os níveis de cortisol, relaxa a mente, melhora a concentração / foco, melhora a circulação de oxigénio.

 

7- Estimula as capacidades cognitivas

A flutuação e a privação dos sentidos reduz a tensão, o stress e a fadiga, o que estimula o nível de memória e concentração, assim como potencia a criatividade. Estudos mostram que as ideias concebidas durante e após a terapia da flutuação eram melhores e mais criativas do que aquelas desenvolvidas sem as sessões de flutuação.

 

8- Melhora o aspecto da pele e do corpo

O sal Epsom, utilizado para que o corpo flutue sem esforço, tonifica-o, suaviza a pele e tem um poderoso efeito desintoxicante.

 

9- Reduz inflamações nas articulações

A utilização de Sal Epsom, é extremamente benéfica para os ossos e articulações por ser rico em sulfato de magnésio e ter acção analgésica, relaxante, calmante e anti-inflamatória. 

A flutuação e o contacto com o sal Epson tem um efeito muito positivo da diminuição dos sintomas de artroses e artrites, já que quando é absorvido pelo corpo, o magnésio que compõe este sal, contribui para acalmar e relaxar os músculos e as articulações que são afectadas pela artrite.

 

10- Para as pré-mamãs, a Flutuação também tem grandes benefícios

As dores musculares diminuem e os edemas nas pernas são reduzidos, já que a flutuação estimula a circulação. A sensação de leveza é devolvida e as enxaquecas são eliminadas. 

A flutuação ajuda as gestantes a dormir bastante melhor, numa altura em que se torna difícil encontrar uma boa posição para repousar. A flutuação pode ser realizada com toda a segurança após a 12ª semana até ao final da gravidez, sendo nas últimas semanas a altura em que as grávidas mais benefícios retiram desta terapia. É também benéfico no pós-parto, já que ajuda a recém mamã a ter um descanso mais profundo, a sentir-se mais relaxada, com mais energia, assim como repõe horas de sono perdidas.

 

Reservas e Pedidos de Informações

(+351) 213 880 193

(+351) 915 785 821

info@float-in.pt

1 comentário

Comentar post